terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONTEXTO




Jo 16:32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.

33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 

Jesus está deixando claro a futura situação dos discípulos que eles seriam dispersos, cada um iria para um lado, porque isto seria necessário para que o evangelho fosse pregado por toda parte.

Ele diz: Tenho voz dito isto, "isto o que?" alertando-os que eles seriam dispersos e para que não ficassem com medo pela aflições que viriam sobre eles, "no caso, hoje sobre nós" "a palavra se renova todos os dias"

Se lermos o versículo isolado como ouvimos de praxe "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Significa que você terá aflição, que sua vida pode não ser das melhores e que as dores são normais. Ensinando assim, ficamos desgostosos da vida e podemos não entender o porque, e questionarmos a Deus porque disso ou daquilo e a palavra dele não mente, porque não consigo vencer o mundo?

O foco da passagem torna-se somente em no mundo tereis aflição. não é?

Quantas vezes você viu um irmão cabisbaixo e lhe disse que no mundo teríamos aflição que era assim mesmo. pensando em confortá-lo. Na sua cabeça você o fortaleceu. Mas será que isso ocorreu de fato?

O foco geral deste versículos que são ligados e não separados é que você não está sozinho. Jesus disse: "mais não estou só (fé), porque o Pai está comigo." Ele nos mostra que tem fé, a fé verdadeira que é a certeza de que o Pai está com ele, em qualquer situação, seja estando unido com os discípulos ou estando só ele tinha a certeza que Deus estava com ele, por isso disse assim: "Tenho-vos dito isto, para que tenhais paz:" Ele disse isso para que tenhamos a fé em Deus que nunca estaremos sozinhos e para que confiemos que a Paz de Jesus, "aquela que excede todo entendimento humano ou mundano" que por mais que parecemos estarmos sozinhos ou que a aflição do mundo nos alcance, mesmo assim nós teríamos paz, em meio as dificuldades e mesmo quando as coisas parecem não se resolver, você permanece tranquilo e confiante que Deus está com você, e isso gera paz no seu coração e confiança n'Ele. E ainda indo mais além, ele ainda nos pede para ter bom ânimo, mesmo em meio as dificuldades se manter feliz, contente, alegre e com esperança, pois ele estava se mantendo confiante e contente, mesmo sabendo que ficaria sozinho, pois seus companheiros e amigos iriam ser dispersos e ele ficaria só! e por final ele fala profeticamente, eu venci o mundo, como ele tinha vencido se ainda não tinha morrido e ressuscitado e ascendido aos céus?

O véu do templo ainda não tinha se partido de alto a baixo. ainda não tinha sido consumado.

Jesus, orientou em revelação, demonstrou fé e esperança, falou a verdade do mundo, manteve a alegria e confiança e profetizou a seu favor declarando que venceu o mundo, mesmo quando toda situação estava do avesso.

A importância de ler e entender o contexto é fundamental do que ter versículos decorados pela metade.
Temos que nos fortalecer na palavra e começar a estudar as escrituras, pois o povo perece por falta de conhecimento.

A vitória vem quando começamos a entender o que a palavra de Deus nos diz, se não ficamos só esperando vencer o mundo em meio a aflição e esquecemos que para isso, é necessário ser sinceros com nós mesmos, ter ânimo, esperança, fé e profetizar a nosso vitória, assim venceremos o mundo como Jesus venceu.

Lembre-se Deus é bom e quer que você aprenda mais d'Ele.

Jesus te ama e morreu por você.

Abraços do céu para todos.

Bruno Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário