quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A SUTILEZA DO ESPÍRITO SANTO E SUA IMPORTÂNCIA



Uma vez ouvi que o Espírito Santo é como uma pomba, e facilmente pode-se afugentá-lo.

E realmente cheguei a conclusão que isto é verdade, não por ser fraco como uma pomba natural, mais porque Ele é tão sensível e cheio de amor! O Espirito Santo zela por você!

Que zelo é esse? não é daquele mesmo jeito que você já sentiu por alguém, e sim um querer estar pronto a todo instante para te consolar, nós temos que amar tudo o que Deus ama, e nos aborrecer com tudo que Deus se aborrece. O Espírito Santo têm ciumes de nós quanto as coisas que aborrecem a Deus, Ele está sempre ao seu lado quando não é possível habitar em você, porque digo isso, porque sinceramente é capaz que Ele não habite, ou pior Ele não pode habitar em você, devido as suas escolhas. Minhas escolhas? Sim suas escolhas, elas tanto podem fazer Ele se aproximar a ponto d'Ele permanecer dentro de você ou fazê-lo afastar-se de você a uma distância que você já não pode mais ouvi-lo e senti-lo, como "eu" mesmo estava até um tempo atrás, mais é necessário se dar a oportunidade mais uma vez e permitir que Ele se aproxime um pouco mais de você.

Toda vez que você dobra uma esquina Ele está ali te vendo e te seguindo, te chamando, seja sensível, a cada passo que você dá, Ele está próximo de você lhe dizendo "não pise ai" por favor, docilmente Ele a todo momento está lhe chamando, como esteve me chamando por muito tempo, mais eu não O queria ouvir, não prestava atenção, sempre me dizia quando via os meus pés caminhando por lugares tortuosos, clamava próximo de mim mais eu não o conseguia ouvir, porque estava cego e surdo para as coisas de Deus, hoje entendo que a cada passo que eu dava não importava a direção Ele sempre estava ali me chamando, a cada atitude minha eu o joga para longe de mim, a cada olhar eu o distanciava mais de mim, a cada pensamento eu sem perceber o entristecia e ele sem opção ia ficando para trás, porque o que mais me importava era fazer o que não lhe agradava e como Ele não tem parte com o pecado e sim com o pecador, não podia permanecer ao meu lado, mais sempre esteve próximo, mais a uma distância razoavelmente longe.

Ontem percebi como ele sempre clamava a Deus por mim, dizendo filhinho não fala isso, por favor não faça, não toque ai, não te fará bem, te afastará de Deus, não ande por esse caminho, Eu tenho alegria e paz de espírito pra você. Percebi que Ele chorava quando eu não o ouvia, e mesmo triste não desistia de mim, a cada manhã a esperança dele por mim se renovava e pensava em seu coração é hoje que ele volta para os meus braços, mais quanto tempo demorou para que isso acontecesse, muito e muito tempo. 

Hoje entendo como Ele me chamava e clamava a Deus por mim, todas as minhas atitudes erradas indo em direção ao pecado, Ele estava próximo a mim clamando incessantemente mais eu não o ouvia, não lhe dava a devida importância, pois o temor a Deus já tinha se esvaído, porque até certo ponto, mesmo achando que conhecia a palavra de Deus, preferia permanecer cego para a verdade do que aceitá-la. 

O Espírito Santo "não" está preocupado com seus bens ou se vai te abençoar hoje ou amanhã, Ele está preocupado com o que pode acontecer com você, com a sua vida espiritual e fazer com que você enxergue o seu poder transformador e regenerador, só ele pode mudar a minha vida e a sua vida. Para Ele pouco importa os seus bens ou como está sua vida financeira, apesar d'Ele saber que isso trará a sua vida um certa segurança, mais Ele quer participar da sua vida, conversar com você, ouvir a tua voz Lhe chamando, Ele quer ver suas atitudes refletindo o Ser que ele é. 
Não quer ser trocado, só quer ser amado, como Ele te ama, ele só quer um pouquinho da sua atenção, todos os dias um pouquinho, Ele quer que você sinta falta d'Ele, deseja ser lembrado por você, pois Ele tem algumas características nossas, você sente falta e até se entristece quando não te ligam no seu aniversário? não é!, o Espirito Santo também sente sua falta, sabe quando sua voz parece estar triste ou quando estava chorando por algo, pelo tom da sua voz, Ele te conhece.

Não deixe que Ele se sinta assim, não resista a Ele, não sejamos homens e mulheres de dura cerviz, homens que não se dobram por orgulho ou por qualquer outra circunstância, não é nada humilhante reconhecer suas falhas, seus erros, entender que o Espírito Santo já quer lhe ajudar, evitar que soframos, quão grande é o Seu amor por nós, nunca compreenderemos esse amor que nos constrange todos os dias.

Hoje nas minha imaginações, penso que o Espírito Santo vê todo o seu grande amor, e diz: Deus Pai todo esse amor parece não estar resolvendo, pois os meus filhinhos que eu tanto amo não estão conseguindo enxergar tal amor!? Penso que ele se revolve dentro de si, tentando achar uma maneira de fazer com que nós venhamos lhe ouvir e enxergar, Ele deve até pensar em colocar alguma coisa visível mais chamativa que Ele, mais colorida, maior. Ele deve rasgar as suas vestes de indignação quando não conseguimos ouvir sua voz e talvez se sentir desesperado por não estar conseguindo fazer você enxergar Ele. 
Não o estou subestimando o Espírito Santo, mais quero que você entenda que essas palavras não foram ensaiadas para serem escritas, nem eu mesmo sabia que sairia assim. Ele quer ser seu amigo, entrar no seu coração, fazer parte da sua vida, do seu viver, se alegrar com sua alegria e chorar com você quando você chorar e te consolar quando você precisar. 
Seja amigo de Deus, ame seu próximo, "NÃO" afaste o Espírito Santo de você, mude de vida hoje, hoje é o seu dia! Ele te carrega no colo, Ele é o cobertor que te aquece no frio e a brisa que toca em teu rosto quando você está debaixo de um sol escaldante. Ele é tudo e todas as coisas que te levam para perto de Deus, e assim Ele desceu e vive conosco.

Oh! quão especial é viver numa terra onde Ele também habita, e está é nossa terra, essa cheia de caos e confusão, morte e destruição, mais em meio a tudo isso, Ele com sua formosura e seu grande amor habita nesta terra que O negligência todos os dias não fazendo caso d'Ele, o colocando por menor, por nada, por ninguém, como "EU" mesmo o fazia mesmo tendo ouvido falar n'Ele, tendo achado que andava com Ele, por certo tempo andei, por um pouco período de tempo, mais logo como a maioria o deixei de lado, pois o velho homem lutava com todas as forças para voltar a tona, mais logo este velho homem irá submergir para o mais profundo abismo.

Não resistam o Espírito Santo, deem lugar de destaque a Ele em sua vida, não entristeça o Espírito Santo, não O afaste de você, permita que Ele faça parte da sua vida, do seu dia a dia, ore, peça que Ele esteja perto de você sempre, até que Ele consiga morar em você, se dê a esse luxo de tê-lo perto sempre.

Receba o amor d'Ele, pois esse sim tem amor para dar e não pedir nada em troca, converse com Ele, sinto o Seu abraço te envolvendo, fazendo carinho no seu cabelo. Ele quer olhar nos teus olhos e dizer que te ama, mais para isso você deve permitir que Ele se aproxime o máximo de você pois só assim você sentirá esse amor.

Jesus te ama, muito e quando foi para o Pai, prometeu o Espírito Santo e eis que Ele está tão próximo quanto você pensa! Deixe que Ele te toque.

Deus está escrevendo uma nova história na minha vida e vai fazer isso com a sua também.

O Espírito Santo é como o cobertor que aquece e dá uma noite bem quentinha e confortável quanto o inverno chega!



Fiquem com Deus

Bruno Bittencourt

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONTEXTO




Jo 16:32 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.

33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 

Jesus está deixando claro a futura situação dos discípulos que eles seriam dispersos, cada um iria para um lado, porque isto seria necessário para que o evangelho fosse pregado por toda parte.

Ele diz: Tenho voz dito isto, "isto o que?" alertando-os que eles seriam dispersos e para que não ficassem com medo pela aflições que viriam sobre eles, "no caso, hoje sobre nós" "a palavra se renova todos os dias"

Se lermos o versículo isolado como ouvimos de praxe "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Significa que você terá aflição, que sua vida pode não ser das melhores e que as dores são normais. Ensinando assim, ficamos desgostosos da vida e podemos não entender o porque, e questionarmos a Deus porque disso ou daquilo e a palavra dele não mente, porque não consigo vencer o mundo?

O foco da passagem torna-se somente em no mundo tereis aflição. não é?

Quantas vezes você viu um irmão cabisbaixo e lhe disse que no mundo teríamos aflição que era assim mesmo. pensando em confortá-lo. Na sua cabeça você o fortaleceu. Mas será que isso ocorreu de fato?

O foco geral deste versículos que são ligados e não separados é que você não está sozinho. Jesus disse: "mais não estou só (fé), porque o Pai está comigo." Ele nos mostra que tem fé, a fé verdadeira que é a certeza de que o Pai está com ele, em qualquer situação, seja estando unido com os discípulos ou estando só ele tinha a certeza que Deus estava com ele, por isso disse assim: "Tenho-vos dito isto, para que tenhais paz:" Ele disse isso para que tenhamos a fé em Deus que nunca estaremos sozinhos e para que confiemos que a Paz de Jesus, "aquela que excede todo entendimento humano ou mundano" que por mais que parecemos estarmos sozinhos ou que a aflição do mundo nos alcance, mesmo assim nós teríamos paz, em meio as dificuldades e mesmo quando as coisas parecem não se resolver, você permanece tranquilo e confiante que Deus está com você, e isso gera paz no seu coração e confiança n'Ele. E ainda indo mais além, ele ainda nos pede para ter bom ânimo, mesmo em meio as dificuldades se manter feliz, contente, alegre e com esperança, pois ele estava se mantendo confiante e contente, mesmo sabendo que ficaria sozinho, pois seus companheiros e amigos iriam ser dispersos e ele ficaria só! e por final ele fala profeticamente, eu venci o mundo, como ele tinha vencido se ainda não tinha morrido e ressuscitado e ascendido aos céus?

O véu do templo ainda não tinha se partido de alto a baixo. ainda não tinha sido consumado.

Jesus, orientou em revelação, demonstrou fé e esperança, falou a verdade do mundo, manteve a alegria e confiança e profetizou a seu favor declarando que venceu o mundo, mesmo quando toda situação estava do avesso.

A importância de ler e entender o contexto é fundamental do que ter versículos decorados pela metade.
Temos que nos fortalecer na palavra e começar a estudar as escrituras, pois o povo perece por falta de conhecimento.

A vitória vem quando começamos a entender o que a palavra de Deus nos diz, se não ficamos só esperando vencer o mundo em meio a aflição e esquecemos que para isso, é necessário ser sinceros com nós mesmos, ter ânimo, esperança, fé e profetizar a nosso vitória, assim venceremos o mundo como Jesus venceu.

Lembre-se Deus é bom e quer que você aprenda mais d'Ele.

Jesus te ama e morreu por você.

Abraços do céu para todos.

Bruno Bittencourt